Comentários e sugestões

Aproveite este espaço para fazer sugestões ou comentários gerais.

Alguns comentários e a sugestões podem ser publicados.   

Caso tenha identificado algum problema com links ou com a visualização do site principal (www.ensinoatual.com) e do blog (www.ensinoatual.com/blog), entre em contato.

Márcio Vilaça

18 thoughts on “Comentários e sugestões

  1. Meus parabéns! Excelente espaço. É uma boa prestação de serviço. Sucesso e vida longa!

  2. Excelente trabalho, Márcio Vilaça. Tenho que apresentar um pequeno workshop sobre métodos de ensino de língua estrangeira na escola onde trabalho e seus artigos ajudaram a esclarecer alguns conceitos, como método e abodagem. Porém, ainda me é vaga a concepção de metodologia em meio a tudo isso. Há diversos textos que a comparam com método. Há outros que definem método como abordagem e por aí vai. Como melhor apresentar esses conceitos para meus colegas professores?

  3. Prezada Raquel,

    Alguns autores realemente empregam diferentes termos de forma muito confusa. Vamos tentar entender da seguinte forma:

    Metodologia pode ser compreendido como estudo de diferentes métodos, abordagens, técnicas e estratégias de ensino. Trata-se, portante, de um termo abarngente para se referir a diferentes questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas.

    Abordagem é um termos mais abrangente que método empregado para se referir a princípios gerais, orientações e teorias que sustentam ou guiam o processo pedagógico. Uma abordagem pode dar origem ou nortear diferentes métodos.

    Os métodos são formas de organização, planejamento e aplicação da abordagem na prática pedagógica. Trata-se, portanto, de um conceito mais delimitado e com maior caracterização. Geralmente os métodos são descritos com base em características que indicam, entre outras coisas :

    a) o que deve ser feito no contexto de ensino
    b) como deve ser feito
    c) o que não deve ou não pode ser feito em sala de aula
    d) como é a interação entre professor e alunos
    e) como o programa de ensino é feito e realizado em sala de aula
    f) formas de abordar o “erro”

    É possível dizer que o método tem caráter mais pragmático e concreto que a abordagem.

    Espero ter ajudado um pouco. Em post futuro, eu retornarei a esta questão.

    Márcio Vilaça

  4. Olá Márcio, muito obrigada pela explicação. Parcece que agora as coisas estão fazendo um maior sentido. É engraçado que nesse meio tempo entre a minha pergunta e a sua resposta, encontrei outra meia dúzia de explicações confusas pela internet afora – de artigos de universidades e tal…Com certeza vou divulgar o Ensino Atual – pra começar para os meus colegas da rede em que trabalho. De repente, as informações vindouras encontradas por aí sejam de maior acuidade.

    Muito Obrigada!
    Raquel

  5. Meu grande Amigo!

    Parabéns pelo belo trabalho!

    Você, realmente, é Doutor no que faz, acho você um exemplo de profissinal empreendedor.

    Espero que as oportunidades continuem acontecendo para você.

    Sucesso contínuo e um grande abraço.

  6. Olá professor!
    Gostei muito do blog. Vou divulgá-lo.
    Parabéns pelo trabalho!!!

    Abçs TÂNIA SARDINHA

  7. Olá Professor, gostaria de saber como o ipod está sendo utilizado ou pode ser utilizado na EAD. Existem instituições que já estão produzindo conteúdo para dispositivos móveis?

  8. Prezada Lívia,

    Alguns posts tratarão do uso de diferentes dispositivos em Educação Presencial e EaD. Visite o site com frequência para conferir.

  9. Congratulations, professor!
    I’m glad about your great job.
    Thank you for sharing a part of your knowledge with us.
    It’a a real privilege to be your student.
    May God keep on blessing you.

  10. Excelente! Sou curiosa sobre a verdadeira definição de LA e, percebi que há caminhos possíveis de definição… Isto me deixou mais curiosa! Fui na divulgação do seu livro – também fiquei curiosa por manuseá-lo. Mas, fiquei mais curiosa ainda ao ver alguns dizeres passarem como ” flash” o tempo para leitura está além do meu normal.
    Parabéns!

  11. Um novo sistema de comentários está em teste, para possibilitar a participação e contato de visitantes do site.

  12. Márcio… “Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender” Augusto Cury.
    Você é esse ser. Obrigada por tudo!Happy teachers’ day!

  13. olá.
    estava a procura de linguagens de programação e encontrei teu site.
    gostei muito do que li,e vi que voce conhece bastante do assunto.
    gostaria muito de saber como é feito um site igual ao spc/serasa que tem um banco de dados,qual linguagem e como é feito a interface e outros assuntos relacionados a linguagem para algo específico como este site.
    desde já agradeço.
    Att:Telmo

  14. Caro Telmo,

    Eu não sou programador. Meu pequeno conhecimento vem da prática de criação de alguns sites e da leitura de algumas obras. Sobre a sua questão, que requer conhecimentos avançados, sugiro que pesquise sites especializados com participação de programadores, um exemplo é o Linha de Código – http://www.linhadecodigo.com.br/. Agradeço a sua visita ao Ensino Atual. Ajude a divulgar o site. Márcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*