O que é CMS ? Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

CMS é a sigla para Content Management System ( Sistema de Gerenciamento de Conteúdos). Em termos gerais, um CMS é um sistema baseado na web ( como um software instalado em servidor de hospedagem) que permite o desenvolvimentos de sites, blogs, portais, wikis, fórum e muito mais. Dois sistemas CMS populares são Joomla e Drupal. O WordPress – usado para blogs – e PHPBB – usado para forúms – não são classicamente denominados CMS, embora apresentem muitas semelhenças. Há ainda muitos outros sistemas do gênero.

O CMS facilita o desenvolvimento e a atualização de sites e portais. Abordei em post anterior características de sites dinâmicos. O principal obstáculo é a necessidade de programação. Sites dinâmicos possibilitam várias funcionalidades que não são possíveis em sites estáticos, como o acesso a banco de dados, áreas restritas por login, papéis diferentes para os usuários cadastrados no site e muito mais. Sites de bancos, lojas e universidades são exemplos de sites dinâmicos. Fóruns, blogs, wikis, flogs, ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais – como Orkut, Facebook, MySpace – também são exemplos de sites dinâmicos. Estes tipos de sites requerem acesso a banco de dados. Ao fazer um login, o site consulta os dados digitados no banco de dados para conferência para permitir o acesso.  Ao buscar livros numa livraria, o site busca os livros pelo título, autor, editora ou outra informação, o site também depende de banco de dados.

As linguagens de programação realizam esta conexão do site ao banco de dados. Programar logicamente requer competências específicas. 

 O CMS permite criar um site dinâmico sem a necessidade de programação. O CMS oferece várias funções embutidas, como, por exemplo, o acesso a conteúdos específicos por meio de login. Além das funcionalidades do próprio CMS, é possível adicionar complementos com novas funções e possibilidades. Estes complementos são muitas vezes chamados de extenções, componentes, módulos, add-in, add-on e plugins. A denominação depende do CMS e das caracteríticas do complemento.   

Ao instalar um CMS no seu site ( em domínio do servidor de hospedagem), o dono do site ou o administrador poderá fazer a atualização do site.  A administração do site é feita online, de qualquer computador, em qualquer parte do mundo, de forma semelhante ao acesso a uma conta de e-mail.  O usuário não precisa de editores html para atualizar o site.

Não perca a continuação deste tópico em post futuro !