Mestrado em Letras e Ciências Humanas na UNIGRANRIO

Área Interdisciplinar da CAPES – Nota 4

São 25 vagas!

 

www.unigranrio.br

 

Linhas de Pesquisa:

 

I – Gênero, Etnia e Identidade – Reuniram-se nesta linha estudos sobre gênero e gerações, sobre o corpo, sobre as tradições oriundas das relações entre etnias latino americanas e africanas. Acolheram-se também, os novos estudos das africanidades, das religiosidades formadoras do construto cultural diverso que sobrevive nos espaços vivenciados por estudantes e pesquisadores acolhidos no Programa. Esses estudos permitem construir fundamentos teóricos e ferramentas instrumentais para formação e desenvolvimento de identidades profundas entre gerações e ressignificar a noção de cidadania.

 

II- Educação, Linguagem e Cultura – Nesta linha estão agregados estudos compartilhados entre ciência, literatura e arte mediadas neste grupo, por diferentes meios de produção e divulgação. Esse campo beneficia-se do desenvolvimento de tecnologias e ferramentas, em materiais de ensino e em propostas para novas profissões. A interdisciplinaridade nesta linha permite operações combinadas entre áreas do saber (biologia, matemática, química e física) no desenvolvimento do pensamento lógico e na produção textual dos estudos das línguas, da linguística e da virtude crítica dos discursos. Também se agregam nessa linha os estudos relativos aos espaços urbanos e suburbanos em interações e conflitos e nas temporalidades desiguais e simultâneas existentes no vivido.

III-Representação da Historicidade, Memória e Discurso – Nesta linha os trabalhos voltam-se à recuperação das vozes dos sujeitos que portam conhecimentos e saberes oriundos de oralidades antigas e de narrativas das experiências, que se constituem elas mesmas em epistemologias, por serem únicas e necessárias ao reconhecimento do outro. Decorrentes de práticas sociais diversas, de organizações sociais múltiplas, esse conjunto revela discursos intolerantes e representações que libertam ou subordinam o pensamento crítico às hierarquias sociais. Finalmente nesta área inserem-se as práticas de políticas públicas de pesquisas que ao estudar as desigualdades abrem possibilidades de inclusões daqueles que por necessidades especiais desafiam o Programa a construir novas formas de inclusão.

Site do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas – Clique aqui!