O Presidente da CAPES, Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, proferiu no encerramento no I CONINTER uma rica palestra sobre Interdisciplinaridade e a área Interdisciplinar na CAPES.

Além de discutir a compreensão de interdisciplinaridade, o pesquisador apresentou números de Cursos de Pós-Graduação da Área Interdisciplinar da área e sobre o papel da CAPES no fomento e desenvolvimento da Pós-Graduação Brasileira.

O Brasil tem atualmente 1,4 doutores para cada 1000 habitantes. A meta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)- disponível no site da CAPES – é ampliar significativamente a quantidade de doutores e mestres formados anualmente.

 Link para o Plano Nacionl de Pós-Graduação: http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpg-2011-2020

O CONINTER foi o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, que aconteceu entre 3 e 6 de setembro na UFF, organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidade – ANINTER-SH.

No dia 5 de setembro, o Prof. Dr. Jorge Guimarães proferiu palestra na UNIGRANRIO, que contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, docentes da graduação e docentes dos Programas de Pós-Graduação da UNIGRANRIO. A Palestra teve o papel da CAPES e os Plano Nacional de Pós-Graduação como principais temas. Na ocasião, o professor Jorge Guimarães elogiou o trabalho da UNIGRANRIO no campo da Pós-Graduação, destacando o número de pesquisadores doutores com horário integral.

O Prof. Dr. Ruy Garcia Marques, presidente da FAPERJ, uma das autoridades presentes, ressaltou a crescente participação da UNIGRANRIO em projetos de pesquisas apoiados pela FAPERJ, tanto nas demendas espontâneas permanentes (como os Auxílios a Pesquisa, Instalação e Editoração) quanto nos Editais. Fato este que reforça o trabalho da instituição no desenvolvimento de pesquisas e extensão.

Participaram intensamente docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares.

Eu, prof. Jorge Guimarães, Geraldo Rocha, Cleonice Puggian e Renato da Silva no CONINTER