Lançamentos devem fazer preços de computadores caírem e promoções aumentarem

Alguns lançamentos devem fazer com que preços de computadores sofram reduções e promoções fiquem mais intensas e agressivas.

No mundo Windows, o lançamento do Windows 8 deverá ter impacto direto na venda e nos preços dos computadores. Há previsões apontando entre agosto e outubro como período para lançamento do novo sistema da Microsoft. A maior probabilidade é outubro, dando mais tempo para ajustes no sistema e aproveitando o período do Natal. Muita gente pensará duas vezes antes de comprar um computador com o Windows 7 já sabendo que um novo sistema será lançado em pouco tempo. Algums fabricantes fazem promoções e estratégias de promoção.

Para estimular a compra, alguns fabricantes devem oferecer formas gratuitas ou de custo menor para a atualização para o Windows 8. Isto já aconteceu, por exemplo, com o Windows 7 e o Office 2010.

Quando comprei um notebook com o Windows  Vista pouco antes do lançamento do Windows 7, tive direito a solicitar com baixo custo a atualização do sistema. O ideal seria gratuitamente, pela Internet.  Aguardar a chegada do DVD com o sistema não foi muito legal.

O desconto de promoções podem não compensar a compra de um Windows na caixa.

No caso do Mac, a questão é o lançamento de novos modelos. Já há rumores sobre novos MacBooks e Mac Air. Aqui a diferença estará predominantemente no hardware. No caso dos MacBooks Pro, alguns aspectos podem ser centrais: processador, tipo de tela e placa(chip) de vídeo, duração da bateria. Diferentemente do Windows, aqui a situação é mais complexa. Os preços da Apple e o tempo de disponibilidade no Brasil sempre são desafios. Um novo lançamento pode demorar a chegar nas lojas nacionais e o preço pode trazer surpresas.

Em síntese, comprar computadores nos próximos meses pode ser uma atividade de certo risco. Alguns rumores indicam junho e julho como possíveis datas de lançamentos da Apple. Outubro é o mês mais provável para o lançamento do Windows 8.

O aumento de promoções agressivas de modelos pode ser um sinal de mudanças em pouco tempo.

Comprar ou não comprar agora? Eis a questão.