Backup e atualizações de sites: escolhendo horários e rotinas

Já abordei aqui a importância e a necessidade de realizar backups e atualizações de sites. Isto, no entanto, deve ser planejado e feito com certo cuidado. As rotinas de backup e atualizações de sistemas de sites podem deixar o site em “manutenção” ou mais lento, dependendo logicamente do sistema e do tipo de procedimento.

Em geral, convém que atualizações e backups sejam realizados em momentos de pouca visitação. Assim, se seu site ficar offline ou lento, poucos visitantes serão afetados. Isto deve ser observado em manutenções em geral, inclusive na troca de templates ou testes de novas funcionalidades e ferramentas.

Como identificar os melhores horários? Isto é mais simples do que parece. Há sistemas de estatísticas que indicam os horários de maior visitação. Além disso, dependendo do tipo de conteúdo e do perfil do site, é fácil prever horários menos populares. Em geral, o horário da madrugada e o início da manhã são os de menor visitação.

Particularmente costumo trabalhar em atualizações e manutenções depois das 23 hs.

Sites com visitação significativa de usuários de países diferentes tem horários mais complicados. Neste caso, as estatísticas de acesso são bastante importantes.

O visitante na maioria das vezes não sabe que o site encontra-se em manutenção ou atualização. Logo, problemas de lentidão ou negação de serviços podem ser considerados como características ou defeitos. Alguns sistemas apresentam opções de deixar o site em estado de manutenção, apresentando mensagem aos visitantes.

No caso de um ambiente virtual de aprendizagem, como o Moodle, manutenção em momentos impróprios podem encerrar sessões dos usuários e fazer com que trabalhos sejam perdidos ou bloqueados indevidamente.