Joomla: atualização do sistema para o Joomla 2.5

O Joomla encontra-se na versão 2.5.1. Usuários de versões anteriores 1.6 e 1.7 devem ficar atento à necessidade de atualização, já que o suporte a estas versões já expirou. Como já foi tratado em outros posts, a atualização do sistema, além de trazer características novas, ajuda em questões de segurança.

Se você usa adminstra sites com Joomla, acompanhe os períodos de suporte e orientações para atualizações. Lembro que segundo as estratégias do Joomla, as versões 1.6 e 1.7 não tem mais suporte para atualizações. Em abril, atualizações para o Joomla 1.5 também não estarão mais disponíveis.

A atualização do 1.6 para o Joomla 1.7 é bastante simples, realizada pela área administrativa. O mesmo acontece da versão 1.7 para a 2.5.

A passagem da versão 1.5 para a 2.5, o procedimento é bem mais complexo, fato com que faz com que seja considerada uma migração.  Tutoriais e dicas podem ser encontrados no site do Joomla – www.joomla.org. Lembre-se de fazer backups antes de iniciar a migração.

Se empregar um provedor comercial, recomendo 4 procedimentos de backup antes da atualização e da migração:

a) backup do banco de dados

b) backup dos arquivos do site – por FTP – todos os arquivos inclusive templates, arquivos do sistema, imagens…

c) backup do Joomla pelo sistema por meio da extensão Akeeba Backup

d) backup geral da sua conta de hospedagem

Todos estes backups poderão ser úteis para restaurar o site caso aconteça algum problema durante a atualização ou migração.

Não deixe de verificar se as exigências do sistema são compatíveis com o seu servidor.