Esta semana uma nova versão do poderoso CMS Joomla foi lançada. O Joomla 2.5 é uma atualização que oferece novas características. O Joomla – www.joomla.org – adotou uma nova estratégia de lançamentos.  A última versão estável é era o Joomla 1.7, que deixará de ter suporte no próximo mês. A versão 1.5 também deixará de ter suporte para atualizações em breve. Assim, atualizar o sistema para a versão 2.5 deverá ser o movimento natural para a maioria dos sites, até mesmo por questões de segurança.

A nova estratégia pode fazer com que novidades sejam incorporadas ao Joomla mais rapidamente, o que pode ampliar as potencialidades do popular CMS.

Entretanto, o sucesso desta estratégia pode ser afetado caso existam dificuldades de atualização ou incompatibilidade de extensões e templates.  Este é o ponto que merece atenção.  Afinal, não é interessante precisar trocar extensões e temas em curtos intervalos de tempo.

O lançamento da tão aguardada versão 1.6 no ano passado gerou certa insatisfação por não ser tão simples a atualização a partir da versão 1.5. Como consequência, muitos sites permaneceram na versão 1.5 do Joomla (que ainda tem suporte de atualizações) por causa da grande quantidade de extensões e temas compatíveis.

Particularmente aguardarei mais alguns dias antes de atualizar meus sites para o Joomla 2.5 para ter mais segurança de que os templates e extensões funcionem bem.

Muitos sites de congressos, de departamentos de universidades, de grupos de pesquisa e de programas de pós-graduação são feitos em Joomla.