Web 2.0 na teoria e na prática – III Jornada de Estudos Anglo-Americanos da Unigranrio

A III Jornada de Estudos Anglo-Americanos, do curso de Letras da UNIGRANRIO, teve como tema central o uso de tecnologia no ensino de língua inglesa. Neste contexto, a Web 2.0 foi tema abordado na teoria e na prática. As discussões possibilitaram aos participantes entender a possível aplicação da Web 2.0 para estudo e ensino de língua inglesa.

Na abertura, a professora Dra. Katia Tavares, professora do programa de mestrado e doutorado em Linguística Aplicada da UFRJ e coordenadora do LingNet (http://www.lingnet.pro.br/)  falou sobre o potencial da Web 2.0 na educação, priorizando na sua apresentação aspectos práticos e pedágógicos.

Cláudio Paiva discutiu o uso de diversos recursos gratuitos disponíveis na Internet para o ensino de línguas nos contextos presencial, semipresencial e on-line.

A mestranda em Letras e Ciências Humanas  da UNIGRANRIO, Elaine Vasquez, também apresentou trabalho relacionado à internet no ensino de língua inglesa.

O meu trabalho também abordou a Web 2.0. Parte do trabalho apresentou questões tecnológicas de software e hardware que possibilitam a  web da criação, colaboração e partilhamento. Os alunos puderam compreender evoluções na forma de acessar a internet, ficar online, desenvolver sites. Foi apontada a contribuição dos softwares Open Source para este movimento.

Sem dúvida, foi uma oportunidade de compreender, refletir, aprender sobre as possibilidades da internet, não apenas para a Educação a Distância Online, mas também para expandir as oportunidades de aprendizagem e interação fora da sala de aula.

Em consonância com o tema da Jornada, uma novidade desta edição é a realização de duas atividades online, uma delas sobre a elaboração de materiais didáticos digitais e outra sobre uso de ferramentas técnológicas para a pesquisa acadêmica.

A Jornada ainda teve mais trabalhos, não apenas sobre tecnologia. Cleonice Puggian, por exemplo, tratou de pesquisa sobre juventude, educação e justiça social.

Presencialmente a Jornada acabou, mas na Web 2.0 ela continua !!!

Parabéns à coordenadora Solimar, a todos organizaram e contribuiram para o sucesso do evento, e para todos que  se apresentaram !!!

Semana que vem outro evento do curso de Letras acontecerá: o Café Literário, também já tradicional na instituição.