A facilidade de abertura do arquivo e o tamanho do download  são aspectos que merecem cuidado, seja em EaD (Educação a Distância) ou arquivos disponibilizados em sites e Portais.  Neste post tratarei mais objetivamente do formato do arquivos.

 Vejamos o caso do docx. Muitos usuários não conseguem abrir o formato padrão do Word 2007. Convém mencionar que a culpa geralmente é atribuída erroneamente ao Windows Vista. Na verdade, o doc e o docx são abertos e editados no Word. Embora, como já mencionado, o docx seja um formato padrão da versão 2007 do Word, ele pode ser aberto no Word 2003, desde que seja instalado um pacote de compatibilidade (gratuito disponibilizado pela Microsoft).  Este é apenas um exemplo.

A abertura do docx por programa diferente do WORD 2007 pode apresentar algumas limitações de edição e visualização.

Uma forma de evitar problemas como o apontado acima é a opção por um “formato universal”. Entende-se por formato universal aquele que pode ser aberto ou executado por diferentes sistemas operacionais e softwares (incluindo softwares gratuitos).  Isto evita que o usuário alvo precise atualizar, instalar e, principalmente, comprar softwares.

Um exemplo famoso é o PDF. Em geral, transformo os documentos em PDF antes de disponibilizá-los para alunos. Há diversos softwares gratuitos para a leitura deste formato de arquivo.  Isto facilita a vida do leitor.

A versão 2007 do suite Office da Microsoft oferece um plugin para salvar arquivos em PDF. Há, no entanto, softwares gratuitos que permitem a criação de PDF , partindo de uma grande quantidade de formatos de arquivos. Em post futuro, tratarei disto.

Outro exemplo de formato universal é o MP3. É enorme a quantidade de sofwares e hardwares que conseguem executar este arquivo de áudio. 

Alguns exemplos de formatos universais:

  • Texto– PDF
  • Imagens e figuras –  GIF , JPG/JPEG
  • Vídeo – MPG2, AVI
  • Áudio– MP3 (pode ser executados por dispositivos diversos, inclusive alguns celulares e rádios de automóveis)
  • Animações e tutoriais – Flash

Em breve, posts sobre :

Arquivos PDF : geração e edição

Criando apresentações Power Point com maior segurança.